Pular para o conteúdo principal

Gerbil: Dicas para a Apresentação


                                Apresentação  



                                                                                                                                               #GerbileCia

Como juntar Gerbils


 Os esquilos da mongólia são super sociáveis com a sua colônia, mas se algum gerbil de outra colônia aparece... É morte na certa. Então é preciso tomar cuidado e ter muita paciência. PS: Evite ter esse trabalho e compre sempre os dois gerbils juntos e amigos. Só faça uma apresentação em casa no último caso! Se eles se morderem e chegar a sair sangue, provavelmente nunca mais você vai conseguir juntá-los.

Apresentação de acordo com o grau de dificuldade:


01 - macho filhote x macho filhote
 02 - femea filhote x macho filhote
03 - femea filhote x femea filhote
04 - macho adulto x macho filhote
05 - macho adulto x femea filhote
06 - femea adulta x macho filhote
07 - femea adulta x femea filhote
 08 - macho adulto x macho adulto
 09 - macho adulto x femea adulta
10 - femea adulta x femea adulta


Um casal adulto praticamente só irá se aceitar quando a femea estiver no cio. E isso a gente não tem como saber até juntar. Deve-se tentar até que acerte o cio dela e eles irão cruzar no momento que você juntar. Dai nunca mais irão brigar. Só coloque os dois no ambiente divido quando você estiver olhando! Evite que um deles consiga fugir e passar para o lado do outro. Eles tentarão se atacar de todas as formas e por isso é importante que você esteja supervisionando. Eles podem até mesmo se morder através da grade...

 1 - Pegue um recipiente (tapauer, isopor, aquário, organizadora...) e coloque uma grade BEM PRESA no meio dele. Aqui eu usei um isopor e prendi a grade de fundo de uma gaiola de aves na diagonal para que os gerbos tivessem mais espaço para se cheirar. A grade deve estar bem presa pelas laterais e principalmente por baixo, pois eles ficarão tão loucos para se matar que tentarão escalar e cavar por baixo e pelos lados! Não esqueça que neste recipiente deve haver forração nova e sem cheiro de outros animais.

 2 - Comece a trocar eles de lado de tempo em tempo. Eles não podem achar que aquele é o território deles. Eu trocava de meia em meia hora, de hora em hora, de 10 em 10 minutos... Tanto faz. O importante é que um sinta o cheiro do xixi do outro. Coloque também algo que vá distrair eles... Nesse caso eu coloquei comida e brinquedinhos para que eles esqueçam do outro e relaxem. O gerbil tranquilo irá agir normalmente, comer, dormir, brincar. O gerbil enraivecido irá morder a grade insistentemente e ininterruptamente... É com esse que você deve tomar cuidado!

3 - Retire-os do ambiente dividido e coloque-os em suas gaiolas lado a lado. Encoste as gaiolas para que eles possam se ver e se cheirar mesmo quando você não estiver olhando. Deixe-os dormir assim. A distância entre as grades deve ser suficiente para que eles não encostem focinho com focinho, ou um poderá morder o outro.

4 - Após uns 3 dias deixando as gaiolas lado a lado e colocando no ambiente dividido você pode tentar a apresentação sem grade. Esta apresentação deve ser feita em um novo ambiente, sem cheiro de nada. Eu particularmente gostava de por pó de cálcio para que eles quisessem tomar banho ao invés de se matar! E assim ambos ficavam com o mesmo cheiro... Funcionou, então fica a dica, né? Nesse momento você não deve nem piscar! Tenha em mão alguma coisa para separar eles (um pedaço de papelão) e na menor menção de briga você separa e coloca novamente no ambiente com a grade. Quando eles brigam viram a famosa "BOLA"e é um desespero ver e separar eles. Nunca separe com a sua mão ou você tomará uma mordida muito forte, que pode até arrancar pedaço! Por isso a dica de usar um papelão e de separar antes que eles briguem. Outra dica e soltá-los em um ambiente como o box do banheiro ou em cima da cama e deixar que eles corram! Eles terão muita coisa para explorar e para desviar a sua atenção... Podem ignorar a presença do outro ao invés de atacá-lo.

Quando você juntar os dois eles irão se cheirar e ficar imóveis por alguns segundos!

SINAIS BONS - Ficar imóvel de olhos fechados - Coçar o outro - Ignorar a presença do outro e agir normalmente - Orelhas fechadas para trás - Se deitar (submissão)

SINAIS RUINS - Se entortar e levantar a costa (arch-cat). É o momento de separar! Em alguns segundo ele pulará em cima do outro formando a BOLA de briga. - Fugir do outro com medo - Se enfiar embaixo da barriga do outro - Bater os pés, sapatiar para fazer barulho. É uma ameaça e ele está mandando o outro correr. Apenas no caso de ser um casal adulto pode significar que a femea está no cio.

SINAIS ESTRANHOS MAS NORMAIS - Ficar nariz com nariz de olhos fechados - Um montar no outro como se quisesse cruzar. Isso não tem nada haver com reprodução! O que monta está querendo dizer que é ele que manda naquele lugar. Exerce uma hierarquia natural sob o outro gerbil.

5 - Você sabe que deu certo quando eles começarem a se catar e dormirem juntos. Por mais que a apresentação tenha dado certo, você não deve deixar eles ficarem juntos até que eles durmam. Ao dormir um mostra que confia plenamente no outro, este é o sinal que deu certo! Deixe que eles fiquem juntos no ambiente neutro e coloque um pouco de papel higiênico para que eles façam um ninho e durmam, como os dai da foto!

6 - Depois de dormirem juntos, é hora de colocá-los na gaiola definitiva. Enquanto eles dormem no recipiente neutro, você deve ir lavar a gaiola muito bem lavada. Use apenas um pano com alcool e depois lave bem com água. Produtos de limpeza deixam um cheiro agressivo para eles e podem trazer alergias. Depois de bem lavada, coloque uma forração novinha para recebê-lo. Você deve trocar água e comida, lavar os potinhos e bebedouros muito bem e remover todos os acessórios (casinha, rodinha, bola, tubos... tudo!) para que nenhum gerbil se ache dono desse objetos e queiram defendê-los. Assim você não deixa nenhum lugar para que um deles se esconda do outro. Com a gaiola limpa e apenas com a comida e a água você pode colocá-los lá dentro, oferecer papel higiênico para que façam um ninho e observe até que eles durmam.

  É CANSATIVO E DIFÍCIL, mas é o único jeito de juntar gerbils que não se aceitam. Em alguns casos a apresentação dá certo no mesmo dia, em outro pode levar até 1 mês. Essa apresentação das fotos durou 1 mês comigo! Justamente porque a fêmea (golden agouti) veio de uma petshop e era complemente arisca. Ela não aceitava o macho por nada nesse mundo. Mas deu certo.

Expressão Corporal - Comunicação


BATER OS PÉS - SAPATEAR

Excitação. Que pode representar três coisas.
1- Vontade de cruzar (principalmente quando o macho bate os pés para a fêmea)
2- Perigo (quando você se aproxima da gaiola, um deles bate os pés para avisar aos outros que se escondam!

3- Vou te bater (indicativo de briga entre gerbils, principalmente quando a fêmea bater os pés para o macho. se isso acontecer durante uma apresentação, separe os dois imediatamente!)

CORRER BATENDO OS PÉS

Excitação. Como no anterior, é comum que o gerbil corra fazendo barulho:
1- Para perseguir um invasor
2- Para avisar todo o grupo para fugir, achando estar em perigo e zelando pelo bem da colônia.

BALANÇAR O RABO

Felicidade. Quando o gerbil está feliz ele abana o rabo de um lado para o outro, não tão rápido quanto os cães,mas se forma bem parecida.

RABO PARA CIMA

Atenção. O gerbil fica imóvel observando o ambiente. Geralmente ocorre quando alguma coisa diferente acontece e os gerbos param para ver se é uma ameaça ou não. Se um gerbil do grupo der o sinal de alerta,batendo os pés, os outros ficarão nesta posição de atenção até que decidam que foi um alarme falso ou fujam.

ASSOVIAR

Felicidade. Quando o gerbil está feliz ao extremo, ele pode fazer barulinhos similares a um assovio. Ele pode fazer isso para outros gerbils, enquanto recebe cafuné ou é catado, ou quando o dono chega para brincar. (sim, gerbils chegam a este ponto de afeto!) Parece o barulho de um pintinho, piando baixinho. Filhotes pequenos fazem esse barulho para pedir para mamar. Mas no geral, em qualquer idade, é um sinal de afeto como o ronronar dos gatos.

DAR PULINHOS NO LUGAR

Felicidade. Eles fazem isso para demonstrar felicidade para o dono, outros gerbils ou por alguma coisa. Por exemplo, é comum gerbils ficarem neste estado quando você coloca pó para banho ou alguma comida diferente na gaiola. Eles, dessa forma, chamam outros gerbils para "brincarem" com eles... awnn. É um comportamento mais comum em gerbils jovens, tendo em vista que os idosos não são muito de brincar! E é ainda mais fofo quando os filhotes acabam de abrir os olhinhos e começam a interagir uns com os outros.

MONTAR EM OUTRO GERBIL

Superioridade. Se não for um casal em idade de reprodução, onde o macho sobe na fêmea, não é uma cruza! Os gerbils montam uns nos outros para demonstrar quem é que manda no território. Pode acontecer de todos os jeitos: fêmea montando em fêmea, macho montando em macho, fêmea montando em macho e principalmente um adulto montando em um gerbil mais novo. O gerbil que monta passa a ser o chefe. Eles fazem isso apenas 1 dia para definir esta hierarquia... Depois que o chefe é definido eles não voltam a fazer isso.

Gerbil : Apresentação


Marcadores: Apresentação, Dicas, Gerbil, Problemas, Truques

PENTEAR OUTRO GERBIL

Amizade. Pentear é um modo do gerbil mostrar afeto pelo outro. Filhotes penteiam os pais, casais se penteiam, duplas do mesmo sexo se penteiam... Quando gerbils se cuidam assim é sinal de que o clima no terrário está ótimo.

LUTAR BOXE COM OUTRO GERBIL

Brincadeira. Eles fazem isso com os filhotes ou outros gerbils que gostem muito. Levantam um de frente para o outro e ficam brincando com as mãozinhas, como se estivessem lutando boxe realmente.

ENTORTAR O CORPO PARA O LADO FORMANDO UM "C"

Briga. Sinal de que este gerbil está com medo ou raiva de outro e em alguns segundos irá partir para uma lutar de vida ou morte. Lutas de gerbil nunca são bobagem. Eles brigam até sangrar ou matar o outro. Se um gerbil fizes este "C" (conhecido como cat-arch/arco de gato) você deve separar ele do outro imediatamente e começar uma apresentação. Se isto ocorrer durante a apresentação, é sinal que ainda não estão prontos.

ARREPIAR OS PELOS

Raiva/Estresse. Se o gerbil arrepiar os pelos da costa é sinal de raiva sem tamanho! Ele pode fazer isso para outros gerbilos ou para humanos. Se ele fizer isso para você é um sinal de que ele irá pular para lhe morder.

DEITAR COM A BARRIGA INTEIRA NO CHÃO E AS PATAS ABERTAS

Calor/Estresse. Se seu gerbil começar a se esticar no fundo da gaiola e abrir as patinhas para encostar o máximo da barriga no chão é sinal de que ele está morrendo de calor. Coloque rápidamente a gaiola em um local com sombra e ventilado. Apenas neste caso, você pode deixar ele pegar vento até que pare de fazer isso.
É comum os gerbils passarem por esse estresse ao andarem de carro ou serem transportados em embalagens pouco ventiladas

BABAR, BOCA E PESCOÇO MOLHADOS

Calor/Estresse. Exatamente a mesma coisa do item anterior. Seu gerbil pode morrer se não for colocado rapidamente em um local de sombra e ventilado. Dê água fresca e ventile até que ele comece a agir normalmente pela gaiola. Babar é um indicativo de que a situação do seu gerbil está crítica e ele pode morrer de calor ou sede.

ESFREGAR A BARRIGA

Marcação de território. Quando os gerbils esfregam a barriga na gaiola, casinha, bebedouro, comedouro... É porque na barriga eles tem a glândula de odor ou odorípara. Esta glândula solta um óleo com o cheiro do gerbil e esta é a forma deles mostrarem que aquele objeto onde se esfregaram é deles.

ESCONDER A COMIDA

Instinto de Sobrevivência. É muito comum que você dê uma guloseima ao seu gerbil, ele pegue e corra para um cantinho da gaiola/viveiro e coma escondido dos outros gerbils. Ele também pode ir comer dentro da casinha ou simplesmente passar muito tempo correndo com a guloseima na boca até decidir parar e comer. Ele faz isso não por egoísmo, mas por instinto natural. Afinal, na vida selvagem ele não sabe se terá comida amanhã, então precisa garantir que vai comer hoje. Esse é o mesmo princípio que os leva a enterrarem as melhores sementes ou a tigela inteira de comida na forração, um armazenamento de comida para garantir que não irão passar fome
amanhã.

CAVAR/ROER AS GRADES SEM PARAR

Estresse/Tédio. É sinal que seu gerbil precisa de mais coisas na gaiola para distrair a sua atenção. Verifique se a gaiola não é pequena demais para ele, se não existem muitos gerbils para pouco espaço, se ele tem brinquedose algo para roer. O gerbil é super inteligente e precisa de muito estímulo. Dê papelão ou papel higiênico todas as noites para que ele se ocupe. É de noite que ele está mais ativo e por tanto precisa de mais estímulos. Ele não precisa necessariamente ter uma rodinha na gaiola, mas precisa ter comidas diferentes e algo para roer todos os dias. Casinhas, rolinhos de papelão, papel higiênico, canos, montes de serragem para cavar... Algo
assim.

MORDER UMA GRADE E NÃO SOLTAR

Estresse/Tédio. Como no anterior, é sinal de que o gerbil precisa de uns passatempos. Mais coisas na gaiola como rodinha, casinha, papelão, etc... Ou um companheiro no caso de morar sozinho! É normal gerbils morderem a grade e não soltarem, chegando a dormir com o ferro entre os dentes.







#GerbileCia  #MundoDosRoedores


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alimentações dos Ratos(Twister Standard,Dumbo,mecol e entre outros da espécie Rattus norvegicus)

LEGUMES, VERDURAS E CEREAIS: • Arroz E Arroz Integral in natura ou cozido • Ervilha in natura ou cozida (nunca enlatada) • Milho in natura cozido (nunca enlatado ou desidratado) • Lentilha in natura ou cozida (nunca enlatada) • Cenoura • Brócolis • Feijão apenas cozido • Batata apenas cozida (sem a casca) • Abóbora- Abobrinha • Grão-de-bico • Agrião • Couve • Quinoa • Soja (apenas cozida) • Cevada • Corn Flakes (sucrilhos de milho) sem açúcar ou adoçante • Granola sem açúcar ou adoçante FRUTAS: • Banana (nunca verde) • Maçã (sem semente) • Uva • Melão • Damascos • Mirtilos • Pêssego (sem caroço) • Ameixa • Kiwi • Mamão • Amora • Pera • Figo • Caqui • Cereja (sem caroço) • Morango • Tomate • Romã • Framboesa • Melão • Melancia (sem caroço) • Coco PETISCOS EM PEQUENAS QUANTIDADES: • Uva passa • Amendoim torrado (nunca cru nem com sal) • Amêndoas in natura • Castanhas in natura • Nozes in natura • Sementes de girassol • Semen

Twister Criação Iniciantes

ALOJAMENTO Primeiramente: a gaiola. Se pretende ter um rato, precisa estudar sobre o alojamento que você pode adquirir, fazer um planejamento. Quanto você está disposto a pagar? Como você já deve saber, a gaiola é um dos itens mais importantes e um dos fatores mais cruciais na qualidade de vida do seu rato. Sabendo disso, vamos aos fatos: - Uma gaiola deve ter, em média, 60x60x60cm e ter, pelo menos, um andar para cada rato. Essa é uma medida base, podendo variar. - Ela deve ter a malha (espaço entre uma grade e outra) pequena o bastante para que os inquilinos não possam escapar (em torno de 1cm e 1,5cm) - areia de gato que não solte muito pó vai bem - aqui recomendamos a PipiCat Classic ou forrações de celulose. - Procure colocar alguns brinquedos, assim como redes e tocas (para evitar estresse, é importante adicionar uma toca por rato). Escolhendo os Ratos Na hora de escolher os ratos, você deve ter algumas decisões a tomar.  - É melhor pegar ratos de um criador ou de alguma pet